Pular para o conteúdo principal

Névoa

Névoa
Autora: Kathryn James
Editora: Farol Literário

Minha continuação de leituras que me lembram a minha infância, começou com A Escola do Bem e do Mal, passou pela trilogia da A Seleção, e agora Névoa.

Névoa foi mais uma das minhas aquisições na Bienal 2014, esta é o começo da aventura de Nell, uma garota de 13 anos que prefere ficar em segundo plano, em comparação com sua irmã mais velha, Gwen, que é a abelha rainha da escola.

Nell é curiosa, corajosa e leal acima de tudo, uma personagem muito atraente aos meus olhos, pois ela tem um humor ácido que é acionado para sua própria proteção. Afinal é muito difícil ser a irmã "esquisita" da maior celebridade da escola.

Nell é filha de policiais, seus pais são separados, ela mora com sua mãe Jackie e ocasionalmente encontra-se com seu pai, com quem não consegue se comunicar direito e por isso sua relação é estranha. Nell, por escolha, não leva o sobrenome de seu pai, adotando o sobrenome materno.

Sua avó paterna, Druscilla Church, sempre lhe falava sobre contos de fadas, principalmente o conto do Elfo-Rei e as Garotas Perdidas. Dru faz parte da Sociedade Britânica do Folclore, por isso não é estranho ela falar sobre isso, nem a casa cercada e feita quase 100% de ferro.

Nell e sua família moram numa cidade pequena que é cercado por um bosque, este bosque é fora dos limites para os jovens, pois há casos de crianças e adolescentes desaparecidos nele. Mas como qualquer lugar que esteja "fora dos limites", é claro que o bosque acaba atraindo mais a atenção dos jovens, se tornando um lugar de festas, e rituais de coragem.

Nell acaba sendo atraída para o bosque quando Evan, um garoto novo que parece não chamar a atenção de mais ninguém além dela, sai e entra do bosque todos os dias, indo para algum lugar bosque à dentro.

Evan tem mais segredos do que Nell imaginava existir, e não só ele, Nell acaba descobrindo mais sobre si mesma e sua família também.

Em meio a festa de aniversário de Gwen no meio do bosque à noite, Gwen é ferida e sequestrada por um rapaz misterioso e um lobo, e levada para a névoa expessa que cobre uma parte do bosque. 

E isso faz com que uma história contada durante a infância de Nell comece a parecer real, a maldição das Garotas Perdidas que eram levadas através da névoa para um lugar diferente da que conhecemos, o mundo dos elfos.

A partir daí começa uma busca por parte de Nell para conseguir resgatar a irmã, pois de acordo com as histórias, se uma garota passasse mais de 24h no outro mundo e depois tentasse voltar, ela voltaria mais velha, pois esta é a regra para aqueles que querem ficar junto aos elfos.

Nell é desacreditada pelos adultos quando tenta convencê-los do que ocorreu, e portanto, tem de encontrar um meio para salvar a irmã sozinha, buscando diversos recursos, inclusive a mentira e a dissimulação.

No meio disso, acaba por descobrir mais sobre os elfos e seu mundo, e qual é a relação dela e de sua família neste drama.

A autora escreve de uma forma muito simples e fluída, tornando a leitura muito fácil e prazerosa, no entanto eu não consegui encontrar um momento de maior tensão que tenha me feito segurar a respiração. Achei que todo o enredo foi muito linear sem muitos altos e baixos, o que torna a leitura interessante é o desenvolvimento da personagem Nell, de como ela vê a si mesma e como ela amadurece durante a trama. Os relacionamentos dela com outros personagens, principalmente com seu pai e avó, que dão uma volta de 180º, e como ela lida com isso é muito legal de acompanhar.

Agora, a minha avaliação do projeto gráfico do livro, eu sou muito chata quando estou comprando meus livros, se eu tenho a oportunidade de pegar no livro, eu analizo tudo, desde se a capa e a lombada não estão amassadas ou riscadas, se tem mancha nas páginas, se tem folhas com dobras e por aí vai. E na Bienal quando comprei meus livros eu analizei tudo isso e um pouco mais, afinal tinha muitas pessoas para ficar mexendo nos livros e folheando-os, geralmente eu escolhia o livro que estivesse quase no final da pilha...viu?! Uma neurótica de primeira...

E mesmo assim meu livro Névoa tem um probleminha, que não atrapalha a leitura de jeito nenhum, mas que para mim acabou me deixando muito magoada por não ter reparado.

Algumas página no final do livro foram mal refiladas(cortadas), deixando-as menores que o resto.



Muito chateada, mas só por isso.

De resto o livro é lindo, a capa que foi a primeira coisa que me chamou a atenção no estande, ela é meio metalizada com uma ilustração com uma névoa encobrindo tudo, deixando um ar de mistério, o título do livro também parece que está desaparecendo assim como a névoa.

A lombada fica linda no meio da minha estante, e o formato do livro é diferente também, ele é menor em comparação com os livros que geralmente compro.



Não se assuste com o número de páginas, pois a tipografia(letra) utilizada no livro é grande.

Senti um pouquinho de falta de algumas ilustrações no meio do livro, por alguma razão eu achei que deveria existir algumas gravuras do bosque ou dos seres mitológicos que aparecem, talvez essas gravuras poderia ter aparecido em algumas passagens importantes, como a primeira vez que a Nell entrou na névoa.

E a melhor notícia de quando eu comprei, foi que a autora ao contrário de muitos outros, não fez uma trilogia ou uma série, ela optou por concluir a história em dois livros: Névoa e Gelo. Que já estavam disponívies no estande.

Comprei os dois e já estou lendo Gelo, para saber mais sobre o que Nell vai fazer, agora que sabe o que acontece entre humanos e elfos.

SINOPSE

NÉVOA
Meia-noite, uma névoa assombrada com uma má reputação. Uma festa de aniversário e Nell está tentando manter sua irmã fora de perigo. Sem chance. Gwen desaparece na névoa. Apenas Nell tem uma pista de quem pode ajudar a desvendar o sequestro: o misterioso e atraente menino que ela conheceu no colégio, o menino que ela pensou que fosse seu amigo...Evan River.
 Todas aquelas histórias que Nell ouviu de sua avó, contos de fadas meninas sendo capturadas por criaturas mágicas...São verdadeiras. Essas criaturas conhecidas como Elfos são belas, ferozes, frias, e elas querem o seu mundo de volta.
Uma batalha tem sido travada há séculos. A avó de Nell faz parte do grupo de Observadores e foi uma das responsáveis por prender os Elfos em campos de ferro isolados na Sibéria. Somente Evan, seu fanático irmão Fen e algumas crianças Elfas continuam livres.
Os Elfos querem vingança e agora mantêm Gwen aprisionada em uma fortaleza protegida pela névoa. O preço para o seu retorno seguro? A libertação de todos os Elfos - mas os Observadores nunca irão concordar com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Novas Espécies de Laurann Dohnner

Você sabe aquela série de livros que você lê o primeiro e a única coisa que quer fazer é esticar o braço e pegar o próximo pra continuar? Pois prepare-se, porque se você gostar de romance, fantasia, e "homens" possessivos e leais, aqui está a série que vai te conquistar.  Livro: Fury Autora: Laurann Dohner Editora: Universo dos Livros Novas Espécies da autora Laurann Dohner , esta série conta sobre experiências realizadas em laboratórios com a criação de humanos com DNA alterado com o de animais, que os tornam não mais humanos e sim Novas Espécies , como eles mesmo se autodenominam. Neste primeiro livro da série, Fury , os leitores são introduzidos neste mundo, onde um laboratório farmaucêtico, Indústrias Mercile, é descoberto realizando experimentos genéticos ilegais. Quem descobre e junta recursos para desmantelar essa companhia é a enfermeira Ellie que acaba descobrindo e se horrorizando com isso, ela precisa manter sua compostura enquanto está

Box Especial de Harry Potter

SIMMMM..... Finalmente consegui comprar este box especial do Harry Potter que eu estava "namorando" faz algum tempo, e melhor ainda, na promoção! Já havia visto este box na internet para ser vendido, mas nunca tinha dinheiro o suficiente, ou a coragem, para comprá-lo. E nunca conseguia ver mais do box, além das lombadas. Mas por causa da promoção, eu tomei coragem, juntei minhas moedinhas, e comprei mesmo sem saber se a coleção realmente valia todo o esforço. Felizmente, valeu muito a pena! Eu já li todos os livros e confesso que comprei o box, pelo visual e pela arte, mesmo porque os livros estão bem justinhos dentro do box, se eu lê-se acho que ficaria difícil de colocá-los de volta. Já foi um pouco difícil para colocá-los de volta quando terminei de tirar todas as fotos. E sim, eu tirei fotos de todas as capas e do box inteiro para vocês poderem conferir. Olha que lindo, a lombada dos livros forma do castelo de Hogwarts ! E o box é lindo, tem ilustraçã

Sombra e Ossos

Depois de muito tempo, voltei aos meus amados livros... Fiquei um pouco acostumada a ficar lendo ebooks, mas nada substitui a sensação de pegar um livro nas mãos e lê-lo, virar suas páginas, e quando terminá-lo fechar, com aquela sensação de missão cumprida. Em umas das promoções que vivem acontecendo na Submarino, comprei a trilogia Grisha da autora Leigh Bardugo . Essa trilogia foi uma indicação do canal Geek Freak , que eu sigo, pois muitas de suas outras indicações sempre me satisfizeram. Neste primeiro livro, entramos num mundo onde magia e poder são assuntos comuns, senti uma semelhança com o desenho Avatar . Onde existem nações que controlam elementos, como água, fogo, ar, terra...e assim por diante. A história foca na personagem Alina Starkov, uma personagem que me irritou um poco no começo, ela é órfã e cresceu sempre muito perto de seu amigo, e também órfão, Maly. Por quem ela tem uma paixão secreta, pois tem medo da rejeição. Os dois possuem ca