Pular para o conteúdo principal

A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal
Autor: Soman Chainani
Editora: Gutenberg

Esta semana foi uma maratona de leitura de livros que me lembraram os contos da minha infância, os contos de fadas, com vilões, príncipes, princesas, bruxas, e magia.

E o primeiro livro dessa maratona foi A Escola do Bem e do Mal, me chamou a atenção pela capa que é lindíssima na minha opinião, e o enredo me lembra um pouco Harry Potter.

Por ser passado dentro uma escola e por ter uma divisão dos alunos dentro dela, como se fossem as casas de Hogwarts, como Grifinória e etc. Só que nesta escola eles são divididos por princesas, ou príncipes, companheiros, ajudantes...e por aí vai.

Mas para explicar melhor, a Escola do Bem e do Mal é uma escola onde as crianças são enviadas para aprenderem a serem vilões, príncipes e princesas de histórias infantis como João e o pé de feijão, ou Branca de Neve e os sete anões. Na escola do Bem, as crianças aprendem a serem seres do bem e conforme forem desenvolvendo suas habilidades e forem bem nas provas e testes, eles podem se tornar princesas e príncipes, se tiverem notas baixas, eles se tornam ajudantes ou personagens secundários das histórias. Já na escola do Mal, as crianças aprendem a derrotar o bem, como se tornarem verdadeiros vilões, com intenção de propagar o mal e assim vencer o bem.

A escola geralmente recebe somente filhos e filhas de renomados personagens da história infantil, como Rei Arthur, Peter Pan, Capitão Gancho, a bruxa de Rapunzel e os demais. Mas a cada ano letivo duas pessoas são trazidas de um povoado além da floresta, duas pessoas comuns que por suas características, habilidades e personalidade são escolhidas para entrar nas escolas.

As duas crianças são raptadas de suas camas na calada da noite e nunca mais são vistas, mas para surpresa de todos, aparecem ilustradas como personagens de novas histórias em livros. Por isso os habitantes dessa vila acreditam que de alguma forma as crianças raptadas são levadas para uma ser da escola do mal e a outra do bem e assim poderem protagonizar um conto.

Quando a data prevista para esse rapto chega perto, crianças boas com qualidades para serem escolhidas são escondidas por seus pais, ou começam a se "enfeiar", para assim não serem levadas pelo Diretor, nome que os aldeões deram para aquele que leva as crianças sem nunca ser visto.

Em meio as crianças desta aldeia existem duas crianças, com uma estranha amizade, uma deseja fervorosamente que seja uma das escolhida pelo Diretor e a outra não acredita em nada disso.

Sophie, acha que é seu direito e destino ser escolhida pela escola do Bem e assim poder se tornar uma princesa com um "feliz para sempre" com um príncipe bonito em um castelo. Já Agatha encontra-se muito bem vivendo numa choupana em meio ao cemitério da aldeia, tendo como companhia apenas seu gato, sua mãe, e sua única melhor amiga Sophie.

E assim, já sabemos que as duas são as escolhidas, mas no meio do percurso somos surpreendidos pelo destino delas, e as próprias Agatha e Sophie também são surpreendidas.

Já conseguimos perceber as características das personagens logo no ínicio, Sophie tem na cabeça que ela precisa ser boazinha e assim parecer aceitável para o cargo de princesa, mas as ideias dela do que é ser bondosa são um pouco distorcidas.

Agatha tem um humor negro, e uma ideia totalmente errada dela mesma, mas no fundo ela preza pela única amiga que conseguiu fazer e por isso ela enfrenta as mais diversas adversidades para conseguir salvar a amiga, mesmo Sophie não querendo.

Não vou dar spoilers, mas posso garantir que o primeiro livro dessa trilogia me deixou com uma gostinho de "quero mais". 

Qual menina que na infância não queria ser Rapunzel, Branca de Neve, ou Cinderela?!

E pra mim seria muito normal exister uma escola para as crianças serem treinadas para os contos de fadas, afinal no mundo real nós somos treinados também, escola, cursinho, faculdade....

Amei a narrativa e o enredo, o final foi uma surpresa pra mim, a leitura acaba sendo rápida por causa da forma em como é apresentada, e conseguiu tirar algumas risadas e sorrisos de mim em muitas partes.

Com certeza completarei a trilogia e espero uma continuação que faça jus a este primeiro livro, pois realmente me cativou.

SINOPSE

A Escola do Bem e do Mal
No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, na décima primeira noite do décimo primeiro mês, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Na temida ocasião, os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias.
A linda e meiga Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa, sapatos de cristal e devoção às boas ações, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma: como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira? Com suas roupas pretas desengonçadas, seu pesado coturno e um mau-humor permanente, ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Novas Espécies de Laurann Dohnner

Você sabe aquela série de livros que você lê o primeiro e a única coisa que quer fazer é esticar o braço e pegar o próximo pra continuar? Pois prepare-se, porque se você gostar de romance, fantasia, e "homens" possessivos e leais, aqui está a série que vai te conquistar.  Livro: Fury Autora: Laurann Dohner Editora: Universo dos Livros Novas Espécies da autora Laurann Dohner , esta série conta sobre experiências realizadas em laboratórios com a criação de humanos com DNA alterado com o de animais, que os tornam não mais humanos e sim Novas Espécies , como eles mesmo se autodenominam. Neste primeiro livro da série, Fury , os leitores são introduzidos neste mundo, onde um laboratório farmaucêtico, Indústrias Mercile, é descoberto realizando experimentos genéticos ilegais. Quem descobre e junta recursos para desmantelar essa companhia é a enfermeira Ellie que acaba descobrindo e se horrorizando com isso, ela precisa manter sua compostura enquanto está

Box Especial de Harry Potter

SIMMMM..... Finalmente consegui comprar este box especial do Harry Potter que eu estava "namorando" faz algum tempo, e melhor ainda, na promoção! Já havia visto este box na internet para ser vendido, mas nunca tinha dinheiro o suficiente, ou a coragem, para comprá-lo. E nunca conseguia ver mais do box, além das lombadas. Mas por causa da promoção, eu tomei coragem, juntei minhas moedinhas, e comprei mesmo sem saber se a coleção realmente valia todo o esforço. Felizmente, valeu muito a pena! Eu já li todos os livros e confesso que comprei o box, pelo visual e pela arte, mesmo porque os livros estão bem justinhos dentro do box, se eu lê-se acho que ficaria difícil de colocá-los de volta. Já foi um pouco difícil para colocá-los de volta quando terminei de tirar todas as fotos. E sim, eu tirei fotos de todas as capas e do box inteiro para vocês poderem conferir. Olha que lindo, a lombada dos livros forma do castelo de Hogwarts ! E o box é lindo, tem ilustraçã

Sombra e Ossos

Depois de muito tempo, voltei aos meus amados livros... Fiquei um pouco acostumada a ficar lendo ebooks, mas nada substitui a sensação de pegar um livro nas mãos e lê-lo, virar suas páginas, e quando terminá-lo fechar, com aquela sensação de missão cumprida. Em umas das promoções que vivem acontecendo na Submarino, comprei a trilogia Grisha da autora Leigh Bardugo . Essa trilogia foi uma indicação do canal Geek Freak , que eu sigo, pois muitas de suas outras indicações sempre me satisfizeram. Neste primeiro livro, entramos num mundo onde magia e poder são assuntos comuns, senti uma semelhança com o desenho Avatar . Onde existem nações que controlam elementos, como água, fogo, ar, terra...e assim por diante. A história foca na personagem Alina Starkov, uma personagem que me irritou um poco no começo, ela é órfã e cresceu sempre muito perto de seu amigo, e também órfão, Maly. Por quem ela tem uma paixão secreta, pois tem medo da rejeição. Os dois possuem ca