Pular para o conteúdo principal

A Revolução dos Bichos

Livro: A revolução dos bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras

Já faz um tempinho que li este livro, não tenho por hábito ler livros sobre política ou que tenha conteúdo de qualquer gênero parecido, MAS já havia ouvido muitos comentários tanto sobre o autor quanto sobre o livro. E posso dizer que George Orwell acabou com o preconceito que eu tinha com esse tipo de livro/ gênero.

A leitura é tão fácil de entender que um adolescente ou criança poderia facilmente ler, pois o autor conseguiu de uma forma bem dinâmica e lúdica mostrar uma situação que podemos comparar com o que vivemos hoje em dia, não só no nosso país, mas no mundo inteiro.

A situação chega a ser tão parecida com o que vivemos que me vi ficando com raiva e ao mesmo tempo sem saber como os personagens poderiam mudar a situação, de tão alienados e resignados com o que ocorria com eles.

Querendo ou não o autor consegue através de sua narrativa e personagens nos mostrar como muitos de nós somos, resignados com uma situação ao qual não estamos satisfeitos, procurando desculpas onde não existem e alienados com o que ocorre a nossa volta.

Com revoltas, lutas, insurreições, heróis, tirania, opressão, discursos e ditadores, o livro parece ter sido escrito para os tempos atuais. 

Um ótimo livro que nos faz repensar sobre a política atual e a população em si, me fez questionar muitas coisas, inclusive minha participação na sociedade como indivídua com direitos e deveres para com o meu país e a mim mesma.

Como já citei, a leitura é bem rápida e muito fácil de se compreender, acho que as escolas poderiam adotar este livro para um estudo sociopolítico do mundo atual, penso que geraria muitas discussões interessantes e que seriam de extrema importância para os alunos e professores. Principalmente em face dos manifestos na rua que houveram há algum tempo, que mobilizou milhares de pessoas no país inteiro.

SINOPSE

A Revolução dos Bichos
Cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, os animais da Granjs do Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan "Quatro pernas bom, duas pernas ruim".
Mas não demora muito para que alguns bichos - em particular os mais inteligentes, os porcos - voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão, agora inspirado no lema "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros". A história da insurreição libertária dos animais é reescrita de modo a justificar a nova tirania, e os dissidentes desaparecem ou são silenciados à força.
Instrumentalizada na época da Guerra Fria como arma anticomunista, A revolução dos bichos transcende os marcos históricos da ditadura stalinista que a inspirou e resplandece hoje, passados mais de sessenta anos de seu surgimento, como uma das mais extraordinárias fábulas sobre o poder que a literatura já produziu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Novas Espécies de Laurann Dohnner

Você sabe aquela série de livros que você lê o primeiro e a única coisa que quer fazer é esticar o braço e pegar o próximo pra continuar? Pois prepare-se, porque se você gostar de romance, fantasia, e "homens" possessivos e leais, aqui está a série que vai te conquistar.  Livro: Fury Autora: Laurann Dohner Editora: Universo dos Livros Novas Espécies da autora Laurann Dohner , esta série conta sobre experiências realizadas em laboratórios com a criação de humanos com DNA alterado com o de animais, que os tornam não mais humanos e sim Novas Espécies , como eles mesmo se autodenominam. Neste primeiro livro da série, Fury , os leitores são introduzidos neste mundo, onde um laboratório farmaucêtico, Indústrias Mercile, é descoberto realizando experimentos genéticos ilegais. Quem descobre e junta recursos para desmantelar essa companhia é a enfermeira Ellie que acaba descobrindo e se horrorizando com isso, ela precisa manter sua compostura enquanto está

Box Especial de Harry Potter

SIMMMM..... Finalmente consegui comprar este box especial do Harry Potter que eu estava "namorando" faz algum tempo, e melhor ainda, na promoção! Já havia visto este box na internet para ser vendido, mas nunca tinha dinheiro o suficiente, ou a coragem, para comprá-lo. E nunca conseguia ver mais do box, além das lombadas. Mas por causa da promoção, eu tomei coragem, juntei minhas moedinhas, e comprei mesmo sem saber se a coleção realmente valia todo o esforço. Felizmente, valeu muito a pena! Eu já li todos os livros e confesso que comprei o box, pelo visual e pela arte, mesmo porque os livros estão bem justinhos dentro do box, se eu lê-se acho que ficaria difícil de colocá-los de volta. Já foi um pouco difícil para colocá-los de volta quando terminei de tirar todas as fotos. E sim, eu tirei fotos de todas as capas e do box inteiro para vocês poderem conferir. Olha que lindo, a lombada dos livros forma do castelo de Hogwarts ! E o box é lindo, tem ilustraçã

Sombra e Ossos

Depois de muito tempo, voltei aos meus amados livros... Fiquei um pouco acostumada a ficar lendo ebooks, mas nada substitui a sensação de pegar um livro nas mãos e lê-lo, virar suas páginas, e quando terminá-lo fechar, com aquela sensação de missão cumprida. Em umas das promoções que vivem acontecendo na Submarino, comprei a trilogia Grisha da autora Leigh Bardugo . Essa trilogia foi uma indicação do canal Geek Freak , que eu sigo, pois muitas de suas outras indicações sempre me satisfizeram. Neste primeiro livro, entramos num mundo onde magia e poder são assuntos comuns, senti uma semelhança com o desenho Avatar . Onde existem nações que controlam elementos, como água, fogo, ar, terra...e assim por diante. A história foca na personagem Alina Starkov, uma personagem que me irritou um poco no começo, ela é órfã e cresceu sempre muito perto de seu amigo, e também órfão, Maly. Por quem ela tem uma paixão secreta, pois tem medo da rejeição. Os dois possuem ca