Pular para o conteúdo principal

Neurótica Total

Um post diferente para hoje.

Resolvi escrever este post por causa do meu post sobre o livro Floresta dos Corvos, pois nele eu mencionei algumas neuras pessoais, e hoje, achei interessante explicar essas neuras.

Como todo bookaholic, eu gosto de, além de ler os livros, eu tenho de possuir eles. Sim, você viu certo, possuir. Eu gosto de tocá-los, cheirá-los, tirá-los da embalagem, apreciá-los na minha estante, reler quando me der vontade de lembrar.

Eu também leio livros digitais, mas eu não sinto o mesmo de segurar um livro e lê-lo, é diferente a experiência.

Já cheguei a analisar essa experiência de um ponto de vista diferente, por exemplo, quando estava na faculdade eu tive um professor que dizia que a melhor experiência, sendo ela estética, visual, digital ou qualquer outro, para ser bem aproveitado e elaborado, era necessário atingir o máximo dos nossos sentidos: olfato, tato, paladar, audição e visão.

Se quiser entender isso um pouco melhor dá uma olhada nesse link, é do ponto de vista de um designer, mas acho que dá pra entender a essência do que eu falei.

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/agosto/ted-jinsop-lee-design-para-os-cinco-sentidos?tag=ecodesign

Mas voltando a minha análise, eu fiz a comparação da minha experiência lendo um livro digital e um livro físico.

E com base no gráfico apresentado pelo Jinsop Lee do vídeo no link acima eu montei os meus próprios gráficos mostrando minhas experiências.

EXPERIÊNCIA COM UM LIVRO FÍSICO

O gráfico possui dois eixos, X e Y, o eixo X estão os cinco sentidos, e o eixo Y apresenta a experiência enumerando ela de 0 a 10.

Como podem ver, a minha experiência com um livro físico é quase perfeita de acordo com com o ponto de vista de Jinsop, dos cinco sentidos, três são usufruídos em sua totalidade, a visão, o tato e o olfato. 

E explicando a nota que eu dei para a audição e o paladar é porque quando estou lendo um livro geralmente eu me tranco no quarto de madrugada e leio no silência, pois pra mim é mais fácil de visualizar o cenário do livro. E o paladar por causa dos chás que normalmente acompanham a leitura.

EXPERIÊNCIA COM UM LIVRO DIGITAL

A experiência com o livro digital como podem observar foi um pouco diferente.

A visão, por exemplo,não coloquei a nota máxima, pois a leitura digital tem a tendência de me irritar muitas vezes, por causa do cansaço visual que depois de algum tempo me dá.

O tato, apesar de não ter o livro em mãos, eu aindo tenho a experiência de manusear um objeto, seja ele o celular, tablet ou e-reader.

O olfato, marcou pontos aqui pois, na maioria das vezes eu leio livros digitais quando estou fora de casa, no metrô, ônibus, ou em qualquer outro lugar onde tenho tempo ocioso, e geralmente nesses lugares existe muitos cheiros.

A audição dessa vez marca pontos, porque quando faço a leitura digital eu estou fora de casa, e o barulho ao meu redor me incomoda, além de não querer que outras pessoas me incomodem, por isso eu utilizo meus fones de ouvido com minha seleção preferida de música.

E por último o paladar que está zerado, pois não consigo comer ou beber alguma coisa quando tenho a tablet em mãos, eu acho meio anti-higiênico e tenho medo de ficar sujando a tablet.

Outra das minha neuras é ter a coleção completa se eu comprar o primeiro livro da série, mesmo que eu tenha lido e não gostado.

Mesmo os livros que eu li emprestado de amigos, depois de um tempo eu tenho de ter na minha estante, porque se eu li, eu tenho de ter.

Como podem ver, com as minhas coisas eu sou bem possessiva, mas acho que alguns se sentem do mesmo jeito....pelo menos espero não ser a única assim.



É isso aí, esse foi um post bem diferente, não é uma tag nem nada, apenas meus pensamentos desestruturados que as vezes pedem para serem escritos.

Quem se identificou ou tem alguma coisa a acrescentar é só deixar um comentário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Novas Espécies de Laurann Dohnner

Você sabe aquela série de livros que você lê o primeiro e a única coisa que quer fazer é esticar o braço e pegar o próximo pra continuar? Pois prepare-se, porque se você gostar de romance, fantasia, e "homens" possessivos e leais, aqui está a série que vai te conquistar.  Livro: Fury Autora: Laurann Dohner Editora: Universo dos Livros Novas Espécies da autora Laurann Dohner , esta série conta sobre experiências realizadas em laboratórios com a criação de humanos com DNA alterado com o de animais, que os tornam não mais humanos e sim Novas Espécies , como eles mesmo se autodenominam. Neste primeiro livro da série, Fury , os leitores são introduzidos neste mundo, onde um laboratório farmaucêtico, Indústrias Mercile, é descoberto realizando experimentos genéticos ilegais. Quem descobre e junta recursos para desmantelar essa companhia é a enfermeira Ellie que acaba descobrindo e se horrorizando com isso, ela precisa manter sua compostura enquanto está

Voltei

Voltei galera! Como havia falado em alguns posts atrás, eu fiz um intercâmbio pro Canadá e fiquei lá por um mês.  (Foto de arquivo pessoal) Voltei recentemente, e ainda estou me colocando em dia com as minhas leituras. Mas já deu pra ler algumas coisinhas, e colocar na minha Wish List alguns lançamentos deste ano: Sendo o primeiro deles a continuação da minha série favorita, Mortal , da J.D. Robb que é o pseudônimo da Nora Roberts . Nessa continuação, Estranheza Mortal , Dallas está as voltas com um caso onde o autor do crime está praticamente resolvido, as únicas coisas que precisam ser descobertas são as pistas ou indícios para incriminá-lo. Não foi um dos meus livros favoritos da série, devo admitir. Mas foi uma leitura rápida. O segundo da minha Wish List é  o box continuação de Shadow Falls , que conta a história de Della, amiga vampira, que aparece em Acampamento Shadow Falls onde conhecemos Kylie, uma garota que se descobre na verdade um ser sobr

A cidade murada

A Cidade Murade Autora: Ryan Graudin Editora: Seguinte Comprei o livro por causa de resenhas de canais de Youtubers que eu sigo, esperando uma história fenomenal que me faria ler o livro em horas e assim acabar com a minha letargia literal. Li o livro em 2 dias, ok, foi rápido, mas confesso que li rápido assim pois estava esperando o momento que ele seria fenomenal....cheguei na última página do livro e....não me agradou. Quer dizer, teve gente que colocou como favoritos durante muito tempo e fez muito alarde sobre a história, ainda mais por ser baseada numa cidade murada que realemente existiu em Hong Kong , mas sinceramente, não me surpreendeu em nada. Na realidade me lembrou muito um filme de ação que eu assisti chamado de B13 , de uma cidade murada sem leis, a lei era feita por quadrilhas, a polícia não mandava em nada lá dentro, e aqueles que foram colocados lá dentro eram a escória, ou aqueles que os "cidadãos de bem" não queriam ter contato, ou