Pular para o conteúdo principal

Trilogia Divergente



Para a primeira postagem oficial do blog, escolhi a trilogia da Veronica Roth: DIVERGENTE.
Escolhi esta trilogia por ser uma das mais recentes a ser comentada por muitos e também por causa do filme lançado com o mesmo nome.

Já li os três livros e devo dizer que até a metade do segundo livro, INSURGENTE, eu estava bem presa no enredo e fascinada pela história, pelas decisões que a personagem principal, Tris (que no começo da trilogia é apresentada como Beatrice), a personagem é cheia de dedicação, vontades e dúvidas, além de muitos obstáculos a serem ultrapassados.

Todos os testes tanto físicos quanto psicológicos pelos quais todos os personagens tem de passar durante a trama são específicos de cada um, por exemplo o medo de altura do Quatro (que descobrimos ser Tobias Eaton). Assim a história mostra personagens de carácter forte mas com medos e aflições que para outros personagens não são vistos com o mesmo temor. Um bom exemplo é o medo número 3 de Christina, mariposas. Não sei exatamente o por que dessa característica em específica do livro me chamou tanta a atenção, talvez pela possibilidade dos personagens poderem enfrentar os seus medos sem realmente vivênciá-los e pela quantidade de medos ser uma forma de categorizar os personagens dentro da sociedade de Audácia.

Enfim, considerei a história boa até a metade do livro INSURGENTE, por haver ainda a dúvida do porque eles terem sido isolados e talvez analisados durante anos, e a eterna dúvida que muitos tinham do porque eles precisarem ter muros a sua volta, se eles estariam se protegendo do que estaria do lado de fora ou o contrário. O que eles encontrariam do lado de fora?

O livro começa a ficar com um enredo desinteressante e meio comum quando a autora torna a história um experimento dos Estados Unidos em criar pessoas mais fortes geneticamente, e o experimento dá errado, sendo assim aqueles que foram considerados "falhas" foram isolados em várias comunidades espalhadas pelos EUA e em cada foi implatada um meio de governo onde as gerações poderiam se desenvolver e conforme os anos fossem passando, a própria natureza iria consertar a falha na genética e estes seriam retirados do isolamento. Que é exatamente o que ocorre com o irmão da Tori, mas que é considerado um assassinato por ele ser um Divergente, e que tornou-se um dos motivos para a rebelião.

Quando li sobre a razão do isolamento dos personagens eu simplesmente pensei:"Really?!".

Porque isso é típico das histórias americanas, quererem mexer na genética para conseguir serem mais desenvolvidos que outros e assim criar uma sociedade mais forte e resistente, e o experimento dando errado (tipo Resident Evil com os zumbis). O que talvez seja surpreendente na história é a forma como o governo dos EUA resolveu contornar o problema, ao invés de matar todos os participantes do experimento (como na maioria das vezes acontece nesses tipos de história) e assim eliminar qualquer indício que poderiam atuar contra o país, eles foram pelo lado mais difícil que foi isolar esses grupos em diferentes lugares e criar um grupo para assistir e analisar cada uma.

Mas talvez o mais surpreendente seja o final que a autora resolveu dar a trilogia....e atenção para o spoiler....a autora matou a personagem principal, simmmm, ela mata a Tris.
A personagem no fim de sua vida encontra a paz e redenção, sua última conversa é com a imagem de sua mãe onde esta assegura Tris que sua jornada acabou e que ela fez tudo muito bem, além de que ela não precisa se preocupar com seus amigos, pois eles se ajudariam, e que é isso que as pessoas fazem. E é com um sorriso e sem nenhum pensamento para Quatro que ela morre.

Eu achei muito triste e surpreendente a autora não dar o final feliz que acontece sempre com o casal principal na maioria dos livros, mas como já falei, não foi por isso que não gostei do livro. Achei que o livro havia terminado com a morte da Tris, mas o livro continua, mostrando como Quatro e todos os outros lidam com a situação, não só da morte da Tris, mas também em saber sobre tudo, desde a origem da sociedade e o que ocorre do lado de fora dos muros.

O último tributo de Quatro em memória de Tris eu achei emocionante e não teve como não chorar pela perda de seu amor e pela coragem dele em enfrentar um dos seus 4 medos, só que na vida real.
Acho que apesar de tudo a trilogia mostra um lado humano que muitas vezes é esquecido em muitas histórias, o medo, a culpa, a traição, o amor, a saudade, a raiva, o egoísmo, a maldade, o orgulho...a trama é cheia de tudo isso, mas também há uma idealização em cima da personagem principal Tris, pois ela se torna um símbolo de tudo que é bom, afinal, ela morre para proteger todos.

Achei meio contraditório a autora mostrar todos os personagens tão cheios de medos, e por isso mesmo, humanizados, parecendo tanto com pessoas reais, que a última cena de Tris no livro pareceu que a autora quis dizer que as pessoas "normais" ( ou seja aqueles sem a genética alterada, que eu interpretei como nós mesmos), são como Tris, cheia de medos mas que no final faz o que é considerado melhor para os outros, a imagem ideal de heroína.
Sinceramente, eu acho que se estivesse numa situação onde teria de escolher entre morrer e proteger aqueles que eu amo ou viver e ver alguém que eu amo morrer em meu lugar, não sei se trocaria de posição. Apesar de na minha cabeça eu gostar de pensar que faria a mesma escolha de Tris.

Minha opinião final sobre o livro, não me arrependi de ler e recomendo.


Enquanto estava escrevendo esse post, acabei por achar um artigo na internet de algumas páginas do livro CONVERGENTE que ficaram de fora, mas que depois a autora disponibilizou, segue o link para quem quiser ler - http://divergentebrasil.com/cena-deletada-do-livro-convergente-allegiant/


Comentários

  1. Estou looooouca pra ler essa trilogia! E no submarino ta com uma promoção super ótima!
    Adorei sua resenha!
    xoxo
    foradocontextoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaís.
      Compre a trilogia, talvez você tenha ponto de vista totalmente diferente do meu. Assim que ler me conte o que achou!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série Novas Espécies de Laurann Dohnner

Você sabe aquela série de livros que você lê o primeiro e a única coisa que quer fazer é esticar o braço e pegar o próximo pra continuar? Pois prepare-se, porque se você gostar de romance, fantasia, e "homens" possessivos e leais, aqui está a série que vai te conquistar.  Livro: Fury Autora: Laurann Dohner Editora: Universo dos Livros Novas Espécies da autora Laurann Dohner , esta série conta sobre experiências realizadas em laboratórios com a criação de humanos com DNA alterado com o de animais, que os tornam não mais humanos e sim Novas Espécies , como eles mesmo se autodenominam. Neste primeiro livro da série, Fury , os leitores são introduzidos neste mundo, onde um laboratório farmaucêtico, Indústrias Mercile, é descoberto realizando experimentos genéticos ilegais. Quem descobre e junta recursos para desmantelar essa companhia é a enfermeira Ellie que acaba descobrindo e se horrorizando com isso, ela precisa manter sua compostura enquanto está

Voltei

Voltei galera! Como havia falado em alguns posts atrás, eu fiz um intercâmbio pro Canadá e fiquei lá por um mês.  (Foto de arquivo pessoal) Voltei recentemente, e ainda estou me colocando em dia com as minhas leituras. Mas já deu pra ler algumas coisinhas, e colocar na minha Wish List alguns lançamentos deste ano: Sendo o primeiro deles a continuação da minha série favorita, Mortal , da J.D. Robb que é o pseudônimo da Nora Roberts . Nessa continuação, Estranheza Mortal , Dallas está as voltas com um caso onde o autor do crime está praticamente resolvido, as únicas coisas que precisam ser descobertas são as pistas ou indícios para incriminá-lo. Não foi um dos meus livros favoritos da série, devo admitir. Mas foi uma leitura rápida. O segundo da minha Wish List é  o box continuação de Shadow Falls , que conta a história de Della, amiga vampira, que aparece em Acampamento Shadow Falls onde conhecemos Kylie, uma garota que se descobre na verdade um ser sobr

Box Especial de Harry Potter

SIMMMM..... Finalmente consegui comprar este box especial do Harry Potter que eu estava "namorando" faz algum tempo, e melhor ainda, na promoção! Já havia visto este box na internet para ser vendido, mas nunca tinha dinheiro o suficiente, ou a coragem, para comprá-lo. E nunca conseguia ver mais do box, além das lombadas. Mas por causa da promoção, eu tomei coragem, juntei minhas moedinhas, e comprei mesmo sem saber se a coleção realmente valia todo o esforço. Felizmente, valeu muito a pena! Eu já li todos os livros e confesso que comprei o box, pelo visual e pela arte, mesmo porque os livros estão bem justinhos dentro do box, se eu lê-se acho que ficaria difícil de colocá-los de volta. Já foi um pouco difícil para colocá-los de volta quando terminei de tirar todas as fotos. E sim, eu tirei fotos de todas as capas e do box inteiro para vocês poderem conferir. Olha que lindo, a lombada dos livros forma do castelo de Hogwarts ! E o box é lindo, tem ilustraçã